Como renovar a energia da casa em tempos de pandemia?
O mundo todo está vivendo um período de quarentena. Muita gente não sai de casa, há semanas. Outras saem apenas para trabalhar e logo voltam. Ou seja, a casa nunca foi tão importante para nossa sobrevivência. Saímos de um contexto em que ela funcionava, muitas vezes, apenas como dormitório, para uma casa que passou a ter um papel central nas nossas vidas: home school, home office, home cooking. Isso significa que o tempo todo estamos trocando energia com esse espaço e podemos exaurir a energia que ele nos provê, se não cuidarmos dele também. Aqui vão algumas sugestões:
Areje: deixe o ar circular em casa. Logo cedo, abra as janelas, coloque travesseiros ao sol, deixe as camas respirarem e a casa trocar de ar com o mundo exterior. Assim, a energia que está parada vai embora, numa vassourada de vento.
Limpe: mesmo que seja agora uma tarefa divida por todos, a limpeza física precisa acontecer. Para a última passada de pano torcido no chão, faça uma misturinha de 1/2 balde de água com algumas gotinhas de óleo essencial natural de lavanda. Vai ajudar a acalmar os ânimos.
Perfume: Não tem óleo essencial em casa? Você pode fazer seu próprio aromatizador. Tire a casca de uma laranja e coloque em uma panela com água. Junte cravo e canela em pau. Deixe fervendo em fogo baixo e o perfume dessa mistura vai invadir o espaço. A laranja e a canela são revitalizantes, atraem alegria e facilitam a comunicação.
Escute: se você não está a fim de fazer curso nenhum online, não quer ver série nenhuma, não quer arrumar gaveta alguma, quer apenas ficar em silêncio, fique. Escute seu corpo e respeite o que ele pede, não as redes sociais.
Transforme: as rotinas precisam se adaptar ao novo contexto. Não lute contra isso. Cada um vai ter que ceder um pouquinho nesse momento. As crianças vão ter que entender que os pais estão trabalhando em casa. Os pais vão ter que entender que as crianças precisam de atenção. Nessa troca as relações familiares têm uma grande oportunidade de se reinventarem.
Aceite: talvez seja um período mais longo do que gostaríamos, mas aceitar essa reclusão é o primeiro passo para não desperdiçar energia brigando com o universo. A raiva, ansiedade, impaciência, contaminam o ar e podem provocar brigas. Perceba seus sentimentos e procure se acalmar.
Não sabemos ao certo quando a vida voltará ao ritmo normal mas espero, sinceramente, que esse “normal” se transforme em uma vida com menos exibicionismo, desperdício, futilidade e mais significado, presença e humanidade. Não vamos desperdiçar essa oportunidade dolorida, mas única. Vai passar.
Bj Bj
#FiqueEmCasa