Livros contam mais do que histórias
Quem é da era pré-Google vai me entender. Houve um tempo, em que os pais compravam enciclopédias para os filhos fazerem pesquisas, no conforto do lar. Meus pais se encaixam nesse perfil. Um privilégio para poucos, posso dizer.
Lembro deles recebendo o vendedor de livros, fazendo as encomendas e abrindo os pacotes pesados, com muitos livros, que iam direitinho para a estante, misturados às fotografias e outros objetos. Tínhamos a famosa coleção Barsa que era atualizada, a cada ano, com um novo fascículo. Além de Medicina e Saúde, Conhecer, Os Museus, Os Bichos, Mãos de Ouro, toda a coleção dos Imortais da Literatura, entre outras que já não lembro. Passei bom tempo da minha adolescência lendo Eça de Queirós, Machado de Assis, Tolstoi, Emily Brontë, Dostoiévski. Certamente, eu era muito jovem para compreender a profundidade de cada história, mas essa proximidade dos livros nutriu meu gosto pela literatura e, portanto, cursar a Faculdade de Letras foi um caminho natural.
Os livros eram organizados por coleção, em uma grande estante que ficava (e ainda fica) na sala da casa da minha mãe. Um montão de energia parada e adormecida pelo tempo. Porém, remover qualquer livro, desse museu literário, ainda é uma afronta para ela. E eu entendo.
Além das histórias que estão dentro de cada livro, há a história que os fez investir tanto na nossa educação. Meus pais, que completaram apenas a escola primária, (ou quarta classe, como se diz em Portugal) tinham muito orgulho de proporcionar acesso a um conhecimento que eles jamais tiveram.
Como filha, já tentei reduzir o excesso de livros. Como Consultora em Feng Shui e Organização, entendo que cada caso é único. O que para um é papel velho, para outro é orgulho e precisa ser respeitado. Há quem tenha facilidade para desapegar, outros menos. E está tudo bem. Essa é a beleza da diversidade humana.
Nas sessões de organização terapêutica, que são sempre individuais, tenho a oportunidade de entender cada caso e ajudar na escolha do que fica. É sempre um processo fascinante, com muitas histórias por trás de cada livro, roupa ou objeto.
No vídeo abaixo, compartilho uma forma de criar critério para selecionar e organizar seus livros. Assista e me conte se te ajudei.
Até pra semana!
Bj Bj
P.S.: Adicione contato@veracasa.com.br à sua lista e fique atento às promoções exclusivas que chegam no seu email.
CUIDAR DA CASA NAS QUATRO ESTAÇÕES
Nesse e-book, eu reuni técnicas de Feng Shui e Organização para você cuidar da sua casa, a cada mudança de estação. É só buscar pela estação que está vivenciando agora e seguir o passo a passo.
🌺☀️🍂❄️