Melhore sua saúde ajustando seu quarto.

Quando conheci o Feng Shui não tinha ideia da quantidade de benefícios que eu incorporaria ao meu dia-a-dia. Achava que era uma questão de arranjar alguns itens da casa, trocar uma cor aqui outra ali e pronto. O Feng Shui estaria ótimo.

Relembrar essa compreensão inicial, muito rasa, dessa filosofia de vida, me ajuda a entender porque encaro como uma missão repetir tantas vezes alguns conceitos básicos, em especial aqueles relacionados à saúde.

Todas as áreas da casa têm a sua importância para promover nosso bem-estar. Mas nenhuma supera a o quarto.

Escolhi 10 fatores, dentre tantos outros, que podem transformar noites mal dormidas em um sono reparador. Se você já faz tudo isso, parabéns! Se ainda precisa de algum ajuste, deixo aqui uma lista de prioridades:

  1. Ar: abra a cama e as janelas para arejar o quarto. Isso vai reprogramar esse espaço para a noite a seguir. Vale lembrar que “Feng” significa “vento”. Ou seja, na gênese dessa sabedoria, o ar tem papel fundamental no equilíbrio de qualquer ambiente. Esse ar precisa estar em movimento fluido para impedir que ácaros e mofo proliferem.

  2. Cama: escolha bem o objeto mais importante do quarto. Existe um modelo de cama ideal? SIM. De madeira e com cabeceira grudada à base. Esse tipo de cama, além de proteger da parede fria, traz a sensação de estabilidade, fundamental para a regeneração física e emocional.

  3. Cantos vivos: elimine as “setas invisíveis” que apontam para o seu corpo ou cabeça, enquanto deitado na cama. Esses feixes intensos de Chi podem ser formados pelo canto de uma mesa de cabeceira ou uma coluna na parede. Solução: cobrir essas quinas com plantas ou trocar por uma mesa de cabeceira redonda.

  4. Energia eletromagnética: lugar de celular é fora do quarto. Há anos que esse objeto, junto com a televisão, sairam do meu quarto. Essas ondas atravessam nosso corpo e perturbam seu funcionamento. Entrar num ambiente livre de ondas de radiação é uma delícia!

  5. Plantas: se você não tem como tirar esses aparelhos do quarto, uma plantinha pode ajudar na limpeza da energia eletromagnética. Lírio da Paz, Jibóia, Zamioculca são boas opções.

  6. Limpeza física e energética: aspire embaixo da cama, limpe os móveis e mantenha apenas o necessário para deixar o ambiente leve. Borrifar óleo essencial de lavanda, antes de dormir, ajuda na renovação energética e prepara esse espaço para o sono.

  7. Conteúdo: escolha bem o que vai manter no seu quarto. Evite sapatos (que trazem a densidade energética da rua) e livros (muita energia Yang).

  8. Som: invista em janelas anti-ruído, se mora em lugar barulhento. O incômodo produzido pelo ruído intermitente atrapalha seu descanso.

  9. Espelho: mais um item carregado de energia Yang. Lembre que o quarto é lugar da energia Yin. Posicione-o de forma que não reflita a cama ou seu corpo, enquanto dorme.

  10. Iluminação: respeitar o ciclo circadiano (dia e noite) é fundamental para a regeneração das funções biológicas. Prefira luzes de abajur, na intensidade amarela, para preparar seu corpo para o descanso. Vá reduzindo a luminosidade e jamais veja a tela do celular, antes de deitar.

Espero que essas informações te ajudem a criar um ambiente gostoso, aconchegante e propício ao descanso.

Até setembro!

Bj Bj


PLANTAS PARA O QUARTO

As verdinhas são ótimas aliadas para limpar o ar dos espaços, em especial do quarto. Veja algumas espécies que eu indico nesse vídeo.