Ser flexível

Às vezes, entro em projetos bem desafiantes, de organização residencial. Uma coisa é uma página em branco, onde planeja-se tudo, ao pormenor. Outra é trabalhar no meio da turbulência.

Recentemente, ajudei uma família a preparar a mudança de país. Rota inversa a que eu fiz, ou seja, de Lisboa para São Paulo. Meu conhecimento da cidade, seu relevo, temperatura, ajudou-os a montar a malas e deixar para trás aquilo que definitivamente não seria usado por lá. Além disso, eles embarcariam dali a poucos dias e tínhamos de deixar a casa vazia para ser alugada.

Revisitar o conteúdo inteiro de uma casa, de uma só vez, é muito cansativo. Decisões precisam ser tomadas e, em geral, a dor reside nas lembranças que não cabem na mala do futuro destino. É preciso resiliência e uma dose extra de desapego. Essa dor eu conheço.

Porém, meu maior desafio, nesse projeto, foi trabalhar no meio do caos. O casal trabalhando, as crianças na escola, a casa toda revirada, pouco espaço para me movimentar. Todo esse contexto me fez lembrar do bambu e suas virtudes. Essa planta, tão celebrada no Oriente, traz muitos ensinamentos.

Lições do bambu

  • Paciência: As raízes levam 3 a 4 anos se desenvolvendo sem que a planta cresça para fora da terra. Primeiro vai preparando a sua base, enraizando. Só depois de ter uma dezena de metros para baixo é que a planta cresce vigorosamente e atinge cerca de 25 metros.

  • Humildade: o bambu chinês cresce com espaço de 1 metro entre eles. Não precisa de muito. Cresce reto e respeita o espaço alheio.

  • Simplicidade: é uma planta com desenho limpo, simples, no caule e nas folhas.

  • Flexibilidade: graças ao seu design, com o caule dividido em vários segmentos, o bambu é resistente e flexível, ao mesmo tempo. Mesmo que seja abanado por um vento forte, volta à forma original e não quebra. Essa capacidade de se adaptar às circunstâncias, é sempre uma inspiração.

Durante esse processo, fui experimentando cada uma dessas qualidades, felizmente conseguimos vencer o caos e a família embarcou para o seu destino.

No final, a casa ficou vazia, o mesmo vazio do centro do caule do bambu. Aquele vazio onde tudo pode ser. O vazio onde uma nova história pode ser escrita.

Até pra semana!

Bj Bj


Bambu para ativar a prosperidade

Além de tantos atributos, o bambu também é uma das plantas que eu indico para ativar a área da Prosperidade no Ba Guá da casa. Veja como, nesse vídeo.

NATUREZA DO EQUILÍBRIO

Minha paixão pela natureza transformada em curso. O equilíbrio das polaridades Yin Yang, a disposição dos móveis e a combinação dos Cinco Elementos (Água, Madeira, Fogo, Terra e Metal) são os 3 passos para criar um ambiente harmonioso, que eu ensino no meu curso online de Feng Shui NATUREZA DO EQUILÍBRIO.

Fica aqui meu convite!

Passeando no bambuzal, do Jardim Oriental Bacalhôa Buddha Eden, Portugal