Yin Yang: uma questão de perspectiva
Yin Yang é um conceito basilar da filosofia chinesa que fala de interdependência. Um não existe sem o outro. São opostos complementares que qualificam a energia do universo.
Yin sintetiza quietude, frieza, escuridão, interior, invisível. Seu oposto, Yang, significa movimento, calor, claridade, exterior, visível.
Sempre que ensino esse conceito aos meus alunos, percebo uma tendência a valorizar um lado. Como se a energia Yang fosse melhor que a energia Yin. Porém, nesse conceito fundamental do Feng Shui, que está na gênese da filosofia Taoísta, não existe juízo de valor.
Quando fotografei o verso dessas folhas, pensei nesse paradoxo que desafia a nossa cultura Ocidental. O que é visível, a parte da frente da folha, é o que admiramos. Mas veja quanta beleza estamos perdendo sem apreciar o verso também.
Ainda com essa mesma imagem, é possível comprovar que tudo é uma questão de perspectiva. Ao me posicionar atrás da folha, esse lado passa a ser Yang e o lado da frente Yin. Ou seja a única verdade absoluta é que tudo muda, o tempo todo.
Nessa constante transformação, o que parece não ter fim uma hora termina ou se transforma. Essa é a boa notícia.
Bj Bj
PARA ASSISTIR
Essa semana está dedicada aos conceitos básicos do Feng Shui. No vídeo dessa semana eu respondo à pergunta: mas afinal o que é Feng Shui?
É só seguir o link para ver no CANAL VERA CASA.
INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 6/11
Quer aprender mais sobre essa filosofia de vida? Vem estudar Feng Shui comigo. É só clicar nesse link para conhecer o programa do curso de Feng Shui MENSAGENS DA CASA.
Além do conteúdo, você fará a análise e correções para a sua casa com a minha mentoria. E ainda vamos no ver em 6 encontros mensais. Espia lá.
Te espero!
Bj Bj