Geometria Sagrada para recriar a natureza em casa.

Concha de Nautilus / photo from Pinterest: wootandhammy.com/blogs

Concha de Nautilus / photo from Pinterest: wootandhammy.com/blogs

De acordo com a Geometria Sagrada algumas formas e proporções são divinas. Trata-se de uma ciência antiga que reconhece os padrões de energia que criam, unificam e organizam tudo o que existe no universo.

Igrejas, templos, altares e monumentos religiosos utilizaram esse padrão em suas construções mais antigas, na tentativa de se aproximarem do sagrado. Segundo o geobiólogo, Allan Lopes, “ao estudarmos ou utilizarmos desenhos, objetos, móveis, decorações, casas ou qualquer outro artefato construído com proporções sagradas estamos ao mesmo tempo cooperando com a Criação e trazendo para nossas vidas essa harmonia intrínseca do universo, auxiliando nosso desenvolvimento e o crescimento do nosso ser diversificado, em busca do retorno à Unidade.”

Esse padrão é conhecido como Proporção Áurea ou Golden Ratio. O fato dessa proporção ser encontrada em toda a natureza sugere que haja um "projeto" do universo, algo que está por trás da criação de todas as coisas vivas e que serve para conectá-las, umas às outras, e a um todo maior.

“Geometria Sagrada é representar o divino através da forma. É a busca do perfeito casamento entre a Terra, sua medida (geometria) e o Céu (sagrado).” Allan Lopes, geobiólogo

Podemos chegar à Proporção Áurea dividindo cada número por um antes dele e quanto mais avançamos na progressão dos números, mais perto chegamos do número da Razão Áurea, que é 1,61803398. Existe um sentido evolutivo intrínseco nessa fórmula que a Concha de Nautilus (foto) ajuda a simbolizar. Ela é considerada uma metáfora poderosa da evolução espiritual de uma pessoa.

O molusco Nautilus nunca pode ficar na mesma câmara porque continua a crescer e deve construir câmaras cada vez maiores até o fim de sua vida. A espiral sugere que a concha pode crescer para sempre, ou seja não há um projeto para uma câmara final. Da mesma forma, também nunca devemos parar de crescer, aprender e expandir, pois ficar no mesmo lugar nos levaria a uma espécie de morte espiritual.

Acho essa simbologia muito poderosa e sou fascinada pela possibilidade de também poder utilizar essa proporção na maneira como configuramos nossas casas.

No meu novo curso de Feng Shui “Natureza do Equilíbrio” ensino como utilizar a Proporção Áurea para configurar nossos espaços. Se você tem interesse nesse assunto, inscreva-se na lista de espera. É só seguir esse link:

Bj Bj e até a próxima semana.

Fotos macro natureza: Pinterest - @tinamotta.tumblr @cedglobalchange.wordpress @flickr.com/photos/max_westby @Chris Turner/Getty Images @flickr.com/photos/shouggie @flickr.com/photos/scilit // Fotos arquitetura: Vera Sousa