O desejo da natureza é prosperar

Nas últimas semanas, minha timeline, em todas as redes sociais, foi dominada pelo desastre que ainda afeta o sul do Brasil, em especial o Rio Grande do Sul. Tenho muitos amigos e clientes que vivem nesse Estado, além de ter uma memória afetiva, ligada a essa região. Foi o lugar escolhido para minha lua de mel, há 32 anos. Durante 15 dias, percorremos as serras e o litoral, desde Gramado até Florianópolis. Passado esse tempo, fica fácil reconhecer como a mão humana tem tratado mal essa e muitas outras regiões.

O que podemos aprender com a natureza?

As enchentes devastadoras, que trouxeram destruição material, também nos lembraram da resiliência e sabedoria inerentes à natureza. Olhando pela perspectiva do Feng Shui e o conceito dos Cinco Elementos – Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água – podemos aprender algumas lições para um futuro mais sustentável.

Lições da Madeira

No Feng Shui, a Madeira representa crescimento, vitalidade e flexibilidade. A natureza nos ensina que, assim como as árvores se adaptam às mudanças das estações, nós também devemos ser flexíveis e resilientes. As florestas desempenham um papel crucial na mitigação das mudanças climáticas. No Rio Grande do Sul, a preservação e restauração das matas ciliares, por exemplo, podem reduzir o impacto das enchentes, promovendo um equilíbrio natural. Na relação de controle dos Cinco Elementos, Madeira controla a Terra. Ou seja, as raízes das árvores retém a terra criando uma calha natural para que as águas fluam, sem arrastar a terra junto, num verdadeiro mar de lama, como vimos.

Lições do Fogo

O Fogo simboliza energia, transformação e ação, no Feng Shui. A natureza nos mostra a importância da transformação contínua. A transição para fontes de energia renovável, como solar e eólica, é um passo vital para alinhar nossas ações com os ritmos naturais do planeta. Ações climáticas urgentes e coordenadas são necessárias para enfrentar a crise climática, refletindo a sabedoria da natureza em se adaptar e florescer.

Lições da Terra

A Terra representa estabilidade, nutrição e proteção. A sabedoria da Terra nos ensina sobre a importância de práticas sustentáveis de uso do solo. A agricultura regenerativa e a gestão adequada das terras podem prevenir erosões e deslizamentos, minimizando os impactos das enchentes. Preservar ecossistemas naturais e criar áreas protegidas são passos essenciais para um futuro resiliente e em harmonia com a natureza.

Lições do Metal

No Feng Shui, o Metal está associado à clareza, foco e eficiência. A natureza nos inspira a criar infraestruturas resilientes e sistemas de alerta precoce para proteger as comunidades de desastres naturais. A promoção da eficiência energética e a redução de desperdícios refletem a sabedoria natural de usar recursos de maneira eficiente e sustentável. Investir em tecnologias verdes e planejamento urbano pode nos ajudar a enfrentar os desafios futuros, com clareza e determinação.

Lições da Água

A Água simboliza fluxo, renovação e purificação. A sabedoria da Água nos ensina a importância da gestão sustentável dos recursos hídricos para prevenir enchentes e garantir a disponibilidade de água potável. Projetos de recuperação de rios e zonas úmidas podem atuar como barreiras naturais contra enchentes, fortalecendo a resiliência das comunidades. Proteger as bacias hidrográficas e promover práticas que preservem a qualidade da água são essenciais para a saúde do planeta. Sem água não há vida.

“A natureza não se apressa, mas tudo é realizado.”
— Lao Tzu, mestre taoista

O Taoismo enfatiza a harmonia e o equilíbrio entre o homem e a natureza. Dessa filosofia nasceu o Feng Shui. Viver em sintonia com os ritmos naturais do mundo nos ajuda a alcançar uma vida mais equilibrada e sustentável. O conceito de "Wu Wei" (não ação ou ação natural) sugere que devemos agir de maneira harmoniosa com o fluxo natural do universo, promovendo práticas que respeitem e preservem o ritmo da natureza.

Ao emprestar a sabedoria da natureza, podemos proteger o planeta e suas comunidades, garantindo que eventos como esse sejam menos devastadores no futuro. A natureza nos guia para um caminho de cuidado, harmonia e equilíbrio, onde cada ação individual contribui para um bem maior. Ou seja, quando a natureza prospera, nós também prosperamos.

Até pra semana!

Bj Bj


Como aplicar os Cinco Elementos em casa?

Nesse curso você vai descobrir como vitalizar a sua casa trazendo o equilíbrio da natureza, na forma dos cinco elementos: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. E também, como empregar esses conceitos milenares para criar um quarto saudável, escolher a melhor posição para a sua cama e muito mais. Te espero. Segue o link.

Anote na sua agenda de segunda-feira!

Na próxima segunda-feira, 20/5, às 20h (Brasília), estarei em uma minilive com o Arquiteto e mestre de Feng Shui Carlos Solano. Vamos contar um pouquinho da minha participação no 18o Seminário Internacional de Feng Shui, que acontecerá de 13 a 17 de novembro em Colônia del Sacramento, Uruguai.

Conto com sua presença. Acesse aqui para confirmar a sua participação.

Até segunda!

Anote na agenda:

  • Data: 20/05

  • Horário: 20h (Brasília)

  • Onde: no perfil do Instagram do @Carlos Solano