O simbolismo do Ba Gua
Há algumas semanas, fiz uma live com o Carlos Solano, sobre o próximo Seminário de Feng Shui que vai acontecer em novembro, na linda cidade de Colônia del Sacramento, no Uruguai. Nesse papo delicioso, falamos de muitos assuntos, além do evento. Dentre eles, a riqueza do Ba Gua como ferramenta de leitura da energia da casa.
Essa espécie de mandala tem muitas camadas de interpretação, graças a sua concepção que nasce de um pensamento holístico, presente na medicina chinesa e, por consequência, no Feng Shui.
Numa tradução simples, Ba Gua significa oito movimentos ou oito trigramas. Fundamentado na Cosmologia Taoísta transmite mensagens profundas e facilita a compreensão do mundo.
Cada trigrama é composto por três linhas, que podem ser inteiras (Yang) ou partidas (Yin). A combinação desses três tracinhos empilhados, que você vê no diagrama acima, cria símbolos que transmitem uma vasta gama de significados relacionados aos elementos naturais, emoções, direções, momentos da vida e muito mais. Os trigramas são utilizados para interpretar e equilibrar a energia em um espaço, de acordo com os princípios do Feng Shui.
Os Trigramas do Ba Gua
Como sempre digo, o Feng Shui nasceu da observação da natureza, portanto, cada trigrama representa uma de suas forças fundamentais. São eles:
Qián - Céu
Kūn - Terra
Zhèn - Trovão
Xùn - Vento
Kǎn - Água
Lí - Fogo
Gèn - Montanha
Duì - Lago
Você vai encontrar esses nomes escritos de diversas maneiras, pois derivam da tradução fonética dos seus respectivos ideogramas.
Os praticantes interpretam os padrões dos trigramas para entender o fluxo de energia (Chi) em um espaço e aplicar os princípios do Feng Shui, sempre com o objetivo de trazer equilíbrio e harmonia. Cada técnica utiliza o Ba Gua de uma maneira, mas são sempre leituras complementares. Algumas mais profundas que outras.
Profundidade Simbólica
Cada trigrama carrega significados filosóficos e espirituais. Longe de esgotar o tema, listo abaixo alguns desses significados:
Qián: Representa o Céu e está associado à criatividade, força e iniciativa. Qián é o trigrama de pura energia Yang, simbolizando movimento e potencial.
Kūn: Simboliza a Terra, representando receptividade, nutrição e apoio. Kūn é pura energia Yin, sugerindo estabilidade e sustento.
Zhèn: Relacionado ao Trovão, simboliza crescimento, movimento e novas começos. Zhèn é associado à energia jovem e vibrante da primavera.
Xùn: Representa o Vento e simboliza suavidade, penetração e flexibilidade. Xùn está ligado à comunicação e à disseminação de ideias.
Kǎn: Simboliza a Água, refletindo perigo, profundidade e o inconsciente. Kǎn representa a fluidez e a adaptabilidade.
Lí : Associado ao Fogo, simboliza claridade, iluminação e vitalidade. Lí é a energia que traz luz e entendimento.
Gèn: Relacionado à Montanha, simboliza quietude, meditação e resistência. Gèn representa estabilidade e a força interna.
Duì: Representa o Lago, simbolizando alegria, comunicação e satisfação. Duì é a energia de expressão e prazer.
Aplicação do Ba Gua
Ao sobrepor esse diagrama na planta da casa, conseguimos identificar quais os desafios, facilidades e potenciais a serem desenvolvidos por seus moradores. Cada cantinho da casa tem uma energia correspondente às áreas do Ba Gua e o que o consultor faz é interpretar e sugerir ajustes, quando necessário.
Para quem é praticante, um exercício fascinante que só é possível com a participação do morador que vai confirmando o que esse “raio x” apresenta. Para o morador, um novo portal de conhecimento que se abre.
Por isso, sempre que faço uma consultoria, a primeira coisa que solicito é a planta baixa. Mesmo que não tenha, um desenho, feito à mão, vai trazer mais uma camada de interpretação, que é a própria visão do espaço de quem o habita. É muito rico e profundo esse mergulho na casa e nas suas mensagens.
Enquanto termino esse artigo, já me preparo para fazer a análise de mais uma casa, de uma família muito querida que está de mudança. Nova casa, novos desafios e novas bênçãos. Vamos a isso!
Até pra semana!
Bj Bj
CURSO DE FENG SHUI: NOVA TURMA
No meu curso MENSAGENS DA CASA, ensino como utilizar o Ba Gua, na perspectiva da Escola do Chapéu Negro. Uma interpretação Budista inspirada na Roda da Vida e no conceito da impermanência. No final, os alunos têm a sua casa analisada com a minha mentoria.
Além do conteúdo online que está na plataforma, temos uma aula ao vivo todo mês. Nesses 6 encontros, preparo conteúdo adicional, levo casos reais e comento as dúvidas dos alunos. Assim, trocamos experiências, desfazemos mitos e damos espaço para o acaso provocar reflexões que fogem de roteiro pré-estabelecido.
Quer mergulhar nessa arte milenar? Inscreva-se na próxima turma de 2024. As vagas são limitadas.
🗓Quando: inscrições até 30 de julho
⏰Horário: livre, você faz no seu ritmo, tem 1 ano de acesso à plataforma
👩🏻💻Aulas ao vivo: serão 6, na primeira quarta-feira do mês, 18h Brasil, a partir de 7 de agosto 2024
BA GUA PARA CHAMAR DE SEU
Este Ba Gua foi desenhado especialmente para o meu site. Use para conhecer a sua casa e onde está pousada e energia de cada trigrama.