O ciclo das estações e a vida

As estações do ano têm uma profunda conexão com a vida humana, refletindo ciclos de crescimento, transformação, desprendimento e renovação.

Por aqui, despedimo-nos da Primavera. Estação do renascimento e crescimento. No Feng Shui, a Primavera está associada ao elemento Madeira, que simboliza crescimento, expansão e vitalidade. É um momento de lançar sementes, não só na terra, mas também na vida pessoal e profissional.

Ontem foi o último dia dessa estação que é uma festa para os olhos. Agora, vivendo perto dos campos, me acostumei a abrir as janelas e ver a profusão de cores. Cada uma a seu tempo. Desde os malmequeres amarelos e brancos às papoilas vermelhas, chegou a vez das pequenas alcachofras na cor lilás. Uma derradeira florada que logo estará queimada pelo sol escaldante do Verão, do hemisfério norte.

Se você também está se despedindo da Primavera, eu te pergunto: que sementes você plantou?

Chegamos à metade do ano, e olhar esse percurso de tempo traz boas informações do que virá pela frente. Posso dizer que plantei algumas e até aprendi coisas novas. Ontem, por exemplo, fechei a Primavera, conhecendo pessoas que, assim como eu, fazem parte de uma nova economia: creator economy.

Cada profissional individual, além da sua área de conhecimento, precisa saber comunicar o que faz, correndo o risco de desaparecer se não o fizer. Para quem é millennial, fácil. Para quem é da geração X, um desafio diário de atualização e aprendizado. Estimulante e cansativo, mas faz parte da vida e dos seus ciclos de mudanças. É preciso acompanhar.

No contraponto da Primavera, temos o Outono encerrado, ontem, no Hemisfério Sul. Estação do recolhimento e desprendimento. No Feng Shui, está associado ao elemento Metal, que representa a clareza e o desapego.

Se você está se despedindo do Outono, eu te pergunto: do que falta desapegar?

Assim como as árvores se desfazem de suas folhas, o Outono é o período ideal para avaliar a vida e desapegar dos excessos. Este é um princípio fundamental do minimalismo, que incentiva a viver com menos para focar no essencial.

O Outono também é um período de reflexão sobre os meses passados e planejamento para o futuro.

Os ciclos das estações são uma metáfora poderosa para os ciclos de vida que todos experimentamos. Eles nos lembram da importância de respeitar o ritmo natural de crescimento, florescimento, colheita e renovação.

No Taoismo, a vida um fluxo constante e harmonioso, refletido nas estações.

Ao alinhar nossas vidas com os ciclos da natureza, podemos encontrar maior equilíbrio e harmonia. A Primavera nos convida a crescer e explorar novas possibilidades, enquanto o Outono nos incentiva a refletir e nos desapegar do que não nos serve mais.

Hora de fechar esse ciclo e abrir o novo. Por aqui, vou caminhando na direção do Verão.

Até pra semana!

Bj Bj


Para cada estação do ano, um cuidado especial.

Nesse e-book, eu reuni técnicas de Feng Shui e Organização para você cuidar da sua casa, a cada mudança de estação. É só buscar pela estação que está vivenciando agora e seguir o passo a passo.

🌺☀️🍂❄️

 

CURSO DE FENG SHUI: MENSAGENS DA CASA

No curso MENSAGENS DA CASA, ensino como utilizar o Ba Gua, na perspectiva da Escola do Chapéu Negro. Uma interpretação Budista inspirada na Roda da Vida e no conceito da impermanência. No final, os alunos têm a sua casa analisada com a minha mentoria.

Além do conteúdo online que está na plataforma, temos uma aula ao vivo todo mês. Nesses 6 encontros, preparo conteúdo adicional, levo casos reais e comento as dúvidas dos alunos. Assim, trocamos experiências, desfazemos mitos e damos espaço para o acaso provocar reflexões que fogem de roteiro pré-estabelecido.

Quer mergulhar nessa arte milenar? Inscreva-se na próxima turma de 2024. As vagas são limitadas.

🗓Quando: inscrições até 30 de julho

⏰Horário: livre, você faz no seu ritmo, tem 1 ano de acesso à plataforma

👩🏻‍💻Aulas ao vivo: serão 6, na primeira quarta-feira do mês, 18h Brasil, a partir de 7 de agosto 2024