Verão ou Inverno?

Desde que mudei para Portugal, vivo com um pé em cada estação. A família no Brasil me atualiza que os dias estão ficando mais frios. Já eu, sigo no compasso da mudança de guarda-roupa, aposentando de vez os casacos para, finalmente, aproveitar os dias de verão.

Confesso que, enquanto vivia no clima tropical, pouco percebia a passagem das estações. Mas, no hemisfério norte, a mudança da posição do sol é visível e celebrada. Áreas da casa que ficam à sombra durante os meses mais frios renascem para o sol.

Você já reparou na luz da sua casa?

A luminosidade é um dos elementos fundamentais para a qualidade do Chi de uma casa. Mas, como tudo no Feng Shui, os excessos devem ser evitados. Nem sol demais nem de menos. Mas o que fazer quando não é possível controlar essa incidência?

Casas com excesso de sol

Casas com sol em demasia têm desequilíbrio do Elemento Fogo. O antídoto é trazer a energia da Água para compensar. Arrefecer o ar com sombras e água é uma excelente solução.

Plantas que amam o sol pleno podem formar uma cortina verde, segurando o calor e refrescando a casa. Cactos, espada de São Jorge, yucca, suculentas, são algumas espécies possíveis.

Fonte: Pinterest

Outro recurso é o cobogó, um tijolo vazado criado no Brasil, nos anos 1920, para promover ventilação e luminosidade naturais. Também cria efeitos de luz e sombra que enriquecem o espaço e reduzem o calor.

Fonte: Revista Habitare

Casas com falta de sol

Casas com falta de sol ou luminosidade têm desequilíbrio do Elemento Água. O antídoto é trazer a energia do Fogo para compensar.

Na verdade, casas com pouca luz nem deveriam existir, como moradia permanente. As caves, muito comuns na Europa, são apartamentos, abaixo do nível da rua, com pequenas janelas por onde o sol mal consegue entrar. O resultado é uma casa com muita umidade e mofo. Tratar dessas enfermidades é necessário, com uso de desumidificadores.

Plantas que gostam de ambientes úmidos, como bromélias e orquídeas, podem ser ajudantes nessa cruzada contra o excesso de água no ar.

A falta de luz ou sol também afeta nosso estado de espírito. O sol é responsável por ativar o chamado “hormônio da felicidade”, o neurotransmissor serotonina.

Estudos mostram como as pessoas, que vivem em países com longos períodos de inverno, sofrem distúrbios emocionais pela falta de sol. Não por acaso, o estilo Hygge, nasceu na Dinamarca. Representa um estilo de vida focado em criar uma atmosfera acolhedora e confortável, como descreve Meik Wiking em seu livro, The Little Book of Hygge.

Fonte: homedii.com

Alguns elementos são essenciais para combater a escuridão e o frio dos longos invernos. Velas, lareiras, luz indireta, mantas macias e um ambiente acolhedor proporcionam uma sensação de conforto, segurança e felicidade.

Seja qual for a estação que você estiver vivendo, aproveite para cuidar da sua casa. Ela agradece devolvendo bem-estar.

Até para semana.

Bj Bj

P.S. Compartilhe este post com quem também adora Feng Shui.


Que estação você está vivendo agora?

Seja qual for, nesse e-book você vai encontrar técnicas de Feng Shui e Organização para cuidar da sua casa, a cada estação do ano. É só buscar pela estação que está vivenciando agora e seguir o passo a passo.

🌺☀️🍂❄️

Como equilibrar os Cinco Elementos

No curso, Natureza do Equilíbrio, você vai descobrir como vitalizar a sua casa trazendo o equilíbrio da natureza, na forma dos Cinco Elementos: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. E também, como empregar esses conceitos milenares para criar um quarto saudável, escolher a melhor posição para a sua cama e muito mais. Te espero!