Qual é a fonte?
Há processos que precisam de método e rigor para serem executados, caso contrário podem colocar uma vida em risco. Assim é a ciência.
Há processos cuja beleza reside justamente na espontaneidade. A riqueza está na falta de padrão e na fertilidade de ideias. Esse é o território da arte.
O Feng Shui se encaixa no segundo processo, certamente.
Mas isso não significa que não existam escolas, métodos e regras. Uma das regras fundamentais é reverenciar a fonte de onde se obteve esse conhecimento.
O Feng Shui é originalmente uma tradição oral, passada de mestre para discípulo. Quanto mais próximo da fonte original desse conhecimento, tanto mais confiança haverá no seu caminho de desenvolvimento.
Não vou contar minha história aqui, porque isso você pode buscar no meu site e, também, para não parecer que estou advogando em causa própria.
Meu chamado de atenção é para que você busque sempre saber qual é a fonte do conhecimento que está adquirindo. Com quem seu mestre estudou, qual a sua trajetória. Assim é em qualquer profissão. No Feng Shui não seria diferente, mesmo essa sendo uma arte. É importante saber de onde vem o lastro que garante que você não está apenas caindo em uma armadilha de marketing.
O mundo digital evoluiu muito, após o período de restrição da pandemia. Houve um crescimento astronômico das plataformas de ensino à distancia (EAD). Tem muita coisa boa, cujo acesso foi facilitado, mas tem muito charlatanismo disfarçado em belas estratégias de vendas.
Assim, fica aqui a minha recomendação: quer aprender algo novo? Pesquise antes. Investigue de onde esse mestre vem, qual seu background, de que fonte ele bebeu.
Hoje, as ferramentas de criação de conteúdo oferecem textos “inteligentes”. Por isso, está cada dia mais fácil criar cursos, métodos e teorias, a partir de uma busca virtual. Em tempos de inteligência artificial (IA), ChatGPT e tantas outras ferramentas robotizadas, que fazem colagem de textos, não economize nas suas pesquisas, antes de embarcar em um curso, em qualquer área.
Até pra semana!
Bj Bj