wabi-sabi, um modo de vida
Wabi-sabi refere-se a viver uma vida comum. Com despojamento, insuficiência ou imperfeição. Está relacionado às doutrinas de desapego do Zen budismo.
Já tive uma experiência assim. Vivi muitos meses com pouquíssimas roupas, poucos móveis, quase nenhum objeto afetivo, livros ou plantas. Sem falar na distância da família e amigos.
Confesso que no começo não foi fácil, porque não foi uma escolha. (Se você está chegando agora por aqui, saiba que vivi 6 meses, com o conteúdo de uma mala de bordo, numa casa quase vazia, à espera da minha mudança para Lisboa, que ficou presa em São Paulo, devido à pandemia.) Porém, sempre que preciso simplificar, relativizar prioridades, focar e escolher, é a essa musculatura que eu recorro. O sentimento de que é possível viver bem, com muito pouco, é libertador.
wabi significa "quietude" e sabi "simplicidade"
Viver com menos é muito corajoso e sustentável. Quanto menos tralha, mais leve é a vida e menos lixo geramos. E, à medida que envelhecemos, essa “mala” deve ser cada vez mais leve.
Wabi-sabi também é uma abordagem estética, centrada na aceitação da transitoriedade e imperfeição. Esta concepção estética é muitas vezes descrita como o belo que é “imperfeito, impermanente e incompleto”. Três palavrinhas que ressoam muito em mim, e em você?
Até pra semana!
Bj Bj
Para ajudar nas suas escolhas
Se você está procurando uma maneira de colocar ordem na casa e não sabe por onde começar, essa série, BELEZA COM SIGNIFICADO, vai te ajudar. Conduzo cada passo, a partir da minha experiência unindo técnicas de Feng Shui e de Organização. Foi transformador para mim e pode ser pra você também.
Para te dar a mão nessas escolhas
Vamos juntos colocar ordem na casa, deixando por perto apenas o essencial. No final desse processo, a casa será um espelho da sua melhor versão.