Pedra fundamental: o propósito da mudança
Tenho certeza que você não quer apenas um sofá novo, com a estampa da moda, comprada naquela loja que você namora, há tempos. Nem tão pouco trocar o piso todo pelo revestimento mais prático do mercado. Seguramente, outras motivações estão por trás do desejo de mudança.
Quando nos dispomos a mudar a casa, um movimento interno já está em curso. Identificar esse movimento e calibrar o ambiente para favorecer o que você busca é o meu trabalho, como Consultora de Feng Shui.
Muito se fala hoje de propósito, e isso vale para a sua casa também. Quando se está procurando um lugar para morar, ou planejando uma mudança, definir esse propósito é a chave para todas as dúvidas que surgirão durante o percurso. Por isso, esse farol precisa ser bem instalado para você não ficar à deriva, depois que se lançar ao mar de opções que o mercado oferece.
As pessoas mudam porque se casam, porque descasam, porque têm filhos, porque os filhos saem de casa e por aí vai. Porém, para cada situação existe uma intenção que pode ser ativada a partir das escolhas dos elementos que farão parte do projeto arquitetônico.
Alguns exemplos:
Um casal, cujos filhos saíram de casa, pode desejar aconchego, para garantir que o filhos sintam vontade de voltar sempre; o elemento terra, com sua qualidade receptiva, será o ponto de partida para direcionar esse projeto.
Um profissional liberal, que trabalha em casa, vai precisar de um espaço em que ele tenha isolamento para realizar seus projetos; aqui o elemento metal será bem vindo, para garantir foco.
Uma artista, que tem um ateliê em casa; vai adorar muita madeira para vibrar criatividade e fogo para obter o reconhecimento do público.
Como prometi, vou usar meu exemplo para ilustrar e facilitar seu entendimento.
Quando planejei minha última reforma, defini como propósito a simplificação. Sentia falta de espaços livres, precisava de ar! Partindo desse princípio, defini que o Metal seria o elemento em maior proporção no projeto. Foco e determinação são as qualidades que o Metal faz vibrar. Mas, sobre isso, vamos falar, no próximo capítulo onde vou detalhar como estabelecer o temperamento de uma casa.
Por hora, reflita no propósito da sua mudança. Se você não sabe o motivo pelo qual faz algo, está desconectado de si mesmo. Agir no automático tira o senso de realização que é a melhor parte de viver!
Até a próxima!
Bj Bj
Para uma consulta personalizada, entre em contato.
Leia os outros capítulos:
Mude sua casa e mude sua vida!
Pedra Fundamental: o propósito da mudança.
Temperamento: sua casa tem e pode mudar.
Mudar ou reformar? Como o Feng Shui pode ajudar nesse desempate.
Diga-me com quem andas e a reforma terá a sua cara.
Desapega ato 1: como descartar o que é mais fácil.
Desapega ato 2: como descartar o que é mais difícil.
Mudanças estruturais externas: planta, acessos e proporções.
Mudanças substanciais internas: sentimentos, bloqueios e resoluções.